Muitos fatores influenciam na nota de corte da primeira fase, anteriormente chamada de TPS, do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), como a dificuldade da prova e o cálculo dos erros. Percebe-se, por exemplo, aumento expressivo a partir de 2019, quando o IADES tornou-se a banca no lugar do CESPE. Enquanto o IADES desconta 0,125 a cada erro do candidato, o CESPE descontava 0,25.
Conhecer o histórico de notas de corte pode, no entanto, auxiliar o candidato a compreender o que precisará fazer para ser aprovado na primeira fase. Para ajudar nisto, o Nabuco compilou, no gráfico abaixo, as notas de corte desde 2011.
Recorda-se que, em 2024, houve a convocação adicional de candidatas do gênero feminino, de forma a atender aos dispositivos de proporcionalidade de gênero constante no edital do concurso. A nota de corte para mulheres nas três categorias – ampla concorrência, PNP e PNE, também estão presentes no gráfico abaixo.
Ficou com alguma dúvida sobre o concurso, a carreira ou o NABUCO? Participe do nosso grupo gratuito no Telegram e interaja com nossos coordenadores, que são diplomatas, e professores!