Tudo sobre o CACD

9 de dezembro de 2023

Você sonha em representar o seu país nos cenários internacionais? O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é a porta de entrada para esta jornada. Nesse post, vamos te mostrar o que você precisa para se tonar um diplomata, as disciplinas que compõem a prova, as diversas etapas do concurso e como o Nabuco pode facilitar seu caminho até a aprovação.

A carreira de Diplomata

O Diplomata é o servidor público federal responsável por executar a política externa do país. Saiba mais sobre as diferentes funções e a hierarquia da carreira nos outros posts do nosso blog (em breve).

A remuneração inicial, no Brasil, é de R$ 20.926,98, valor bruto. O valor líquido, em novembro de 2023, foi de 15.734,92. Ao salário é somado o auxílio alimentação de R$ 658,00.

São requisitos para ser Diplomata:

  • Ser brasileiro nato;
  • Estar no gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) – Atenção! Cursos de tecnólogo reconhecidos pelo MEC são considerados, para fins do concurso, como curso superior;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ter sido aprovado no concurso; e,
  • Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

O CACD

O CACD possui diversas particularidades quando comparado aos demais concursos, inclusive do meio jurídico, tanto em função das disciplinas que são cobradas na prova, quanto pelas suas diferentes etapas e constância.

Ao contrário de muitos concursos, o CACD é realizado de anualmente. As vagas constantes no edital são preenchidas simultaneamente, e não há novas chamadas. Há cotas para candidatos negros (20%) e pessoas com deficiência (PcD, 5%).

No CACD 2023, foram abertas 50 vagas, sendo 37 vagas para a ampla concorrência, 10 para candidatos negros e 3 para pessoas com deficiência.

A primeira fase é realizada em todas as capitais do Brasil, enquanto as provas de segunda e terceira fases são realizadas em todas as capitais que possuem candidatos.

Nos últimos anos, o concurso foi organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES). Destaca-se, porém, número relevante de membros da carreira de Diplomata na banca.

Disciplinas

Aqueles que, de fato, desejam ingressar na carreira diplomática, precisam de dedicação específica e profunda nos itens discriminados no edital para cada matéria.

Abaixo, você encontra as disciplinas que são cobradas no CACD:

  • Direito, incluindo Direito internacional
  • História Mundial
  • História do Brasil, incluindo História da Política Externa Brasileira
  • Economia
  • Política Internacional
  • Geografia
  • Língua Espanhola – Espanhol
  • Língua Francesa – Francês
  • Língua Inglesa – Inglês
  • Língua Portuguesa – Português

Além de manejar bem todos os conteúdos, o bom candidato também deve se manter atualizado com notícias do Brasil e do mundo.

Primeira Fase

Na primeira fase, a prova é objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO, de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Economia e Direito, de caráter eliminatório.

A prova objetiva da Primeira Fase é constituída tradicionalmente de 73 questões, com 4 itens cada questão, sendo:

  • Língua portuguesa – 11 questões
  • Língua inglesa – 9 questões
  • História do Brasil – 11 questões
  • História Mundial – 11 questões
  • Política Internacional – 11 questões
  • Geografia – 6 questões
  • Economia – 7 questões
  • Direito – 7 questões

A prova é aplicada em um dia, usualmente no domingo, em dois turnos: metade das matérias de manhã, e metade à tarde. O número de candidatos aprovados para as segunda e terceiras fases está ligado ao número de vagas. Em 2023, quando houve 50 vagas, o edital previa a aprovação de 300 candidatos na primeira fase.

Segunda Fase

A segunda fase é constituída pelas provas discursivas de Português e Inglês, a serem aplicadas geralmente em um final de semana – um dia para a prova de Língua Portuguesa e um dia para a prova de Língua Inglesa, com duração de 5 horas cada. Cada prova vale 100 pontos.

A prova de Português é composta por uma redação de 65 a 70 linhas (60 pontos), um resumo (20 pontos) e um exercício de interpretação de 15 a 20 linhas (20 pontos).

Por sua vez, a prova de Inglês é composta por uma redação de 45 a 50 linhas (50 pontos), uma tradução do inglês para o português (15 pontos), uma versão do português para o inglês (20 pontos), e um resumo (15 pontos).

O candidato deve somar, no total, 60 pontos na prova de Língua Portuguesa e 50 pontos na prova de Língua Inglesa para ser aprovado para a terceira fase.

Terceira Fase

A terceira fase é constituída pelas provas discursivas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Economia, Direito, e Espanhol e Francês (uma prova). Cada prova vale 100 pontos.

As provas possuem, cada uma, duração de 4 horas, e são aplicadas, geralmente em três dias (sexta-feira, sábado e domingo), sendo duas provas por dia.

Todas as provas, com exceção da prova de Língua Espanhola e Língua Francesa, são compostas por quatro questões. Nas provas de Política Internacional e História do Brasil, são duas questões de até 90 linhas (30 pontos cada) e duas questões de até 60 linhas (20 pontos cada). Nas provas de Geografia, Economia e Direito, são duas questões de até 60 linhas (30 pontos cada), e duas questões de até 40 linhas (20 pontos cada).

A prova de Espanhol e Francês, contudo, é composta por:

  • Um resumo de texto em francês (25 pontos);
  • Um resumo de texto em espanhol (25 pontos);
  • Uma versão de português para francês (25 pontos);
  • Uma versão de português para espanhol (25 pontos).

Para ser aprovado na terceira fase, o candidato precisará obter a nota mínima de 360 pontos – média de 60 pontos por prova.

Aprovação e posse

Os candidatos aprovados nas três fases têm suas notas da segunda e da terceira fases somadas para elaboração do ranking final. Recorda-se que a primeira fase é apenas eliminatória.

Os candidatos aprovados dentro do número de vagas são investidos no cargo de terceiro-secretário da carreira de Diplomata. A posse geralmente ocorre poucos meses após o resultado final do concurso.

Não há exame físico. Em que pese a necessidade de os candidatos apresentarem exames médicos e realizar teste psicológico, não há registro de casos de reprovação nessa etapa.

Instituto Rio Branco (IRBr)

Após a posse, os novos diplomatas realizam curso de formação no Instituto Rio Branco, a academia diplomática brasileira. Durante o curso, que nos últimos anos tem durado cerca de 1 ano e três meses, os jovens recebem integralmente o salário de Terceiros-Secretários.

O curso abrange conteúdos teóricos e práticos considerados necessários para o exercício das funções do diplomata.

O NABUCO CACD

O NABUCO CACD foi criado em 2020 por diplomatas da turma do Instituto Rio Branco de 2019. Oferecemos cursos que abrangem todas as etapas da sua preparação. Aqui, você encontra uma preparação que protagoniza o aluno e garante eficiência no processo de estudos.

Embarcar nos estudos para a carreira diplomática pode ser um desafio, mas ao compreender as nuances das disciplinas, preparar-se estrategicamente, mantendo-se atualizado, você estará um passo mais próximo de se tornar um representante diplomático do seu país.

Ficou com alguma dúvida sobre o concurso, a carreira ou o NABUCO? Participe do nosso grupo gratuito no Telegram e interaja com nossos coordenadores, que são diplomatas, e professores!

Você também pode gostar